sábado, 31 de outubro de 2009

Cuidando do Acervo...

Preservar o acervo da Biblioteca significa agir de forma a oferecer condições de cuidado e condições adequadas de guarda do material. São condições físicas e de serviços que evitam a danificação do material da biblioteca. Alguns exemplos são: controle de luz, umidade e ventilação

Conservar significa intervir no material visando conter a deterioração ou recuperar o que foi danificado melhorando seu estado físico.

Para preservar o acervo na biblioteca em Santo Antônio, consideramos importante que o ambiente seja arejado, limpo, ventilado, que as estantes estejam em boas condições e que sejam respeitadas as normas de uso e retirada dos livros, assim no coletivo estaremos cuidando dos livros.

Entre os agentes agressores, de difícil controle e que causam a deterioração, estão: a acidez do papel, da tinta e da poeira; a poluição atmosférica; a umidade; a ação do tempo; os agentes biológicos (insetos, fungos e roedores); as variações de temperatura ambiental; as radiações ultravioletas (UV); a ferrugem; o risco de incêndio e inundações; o próprio ser humano.

A responsabilidade da biblioteca está em usar técnicas para conter pragas, vistoriar o material frequentemente, efetivar todos os controles para preservação do material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário